email
rss
twitter

1º Ciclo de Palestras



Temas e horários das palestras
 Dia 27/05/2010

* 13h30 - Técnicas e Tecnologias em estúdio de gravação
                Dra. Teresinha Prada (docente Depto. de Artes e Mestrado - ECCO/UFMT)

* 14h30 - Música Eletroacústica
                Ms. Cristina Dignart (docente Depto. Artes/UFMT)

                Recursos tecnológicos na música atual
                Ms. Ticiano Rocha (docente Depto. Artes/UFMT)
              
* 16h00 intervalo

* 16h20 - Teoria do Caos em Música
                Ms. Vanessa Rodrigues (Lic. em Artes – UFMT; Mestre em Musicologia pela Unicamp)

* 17h20 - Filosofia e Criação Musical
                Cleiciano Pereira (Lic. em Artes – UFMT)



Temas e horários das palestras
 Dia 28/05/2010

* 13h30 - Tempo em Música
                 Dr. Roberto Victorio (docente Dep. Artes e Mestrado - ECCO/UFMT)

* 14h30 Música e audiovisual
               Ms. Ana Cecilia Santos (Lic. em Artes/ UFMT; Mestre pelo MEEL/UFMT)

15h30 intervalo

* 15h45 - Música e Matemática
                 Gil Cardoso (Lic. em Artes/UFMT; Mestrando ECCO/UFMT; bolsista CNPq)

* 16h45 - Notas sobre o ruído como potencialidade criadora na Música Contemporânea
                Nelsindo de Moraes (Lic. em Artes/UFMT; Mestrando ECCO/ UFMT)

* 17h45 - As Poéticas Musicais Contemporâneas e suas relações com a Musicologia
                Luciano Campbell (Licenciando em Música ; Iniciação Científica VIC-Propeq/UFMT)


1º dia de palestras
27 de maio de 2010


  
Teresinha Prada

Tema abordado: O trabalho de gravação musical necessita de conhecimentos prévios, técnicos e tecnológicos, que colaborem para o processo do registro de uma maneira consciente e autêntica.

Público


Cristina Dignart



Tema abordado: Desde seu surgimento na década de 1950, a música eletroacústica instaurou novos questionamentos no fazer musical especialmente no que se refere à escuta. A partir de tal premissa, pretendo apontar algumas das possibilidades de reflexões trazidas para a composição e recepção da música eletroacústica.



 
Público presente no MusiCien

Ticiano Rocha

Tema abordado: Neste trabalho pretende-se esclarecer alguns dos aspectos que circundam a utilização da tecnologia para a criação e difusão musical. Mostrando algumas possibilidades e dificuldades que envolvem essa prática.


Vanessa Rodrigues

Tema abordado: Este trabalho tem como objetivo discutir uma possível relação entre Música e a teoria do caos, baseando-se nesta modelização como conceito gerador de ideias composicionais.


 2º dia de palestras
28 de maio de 2010

Roberto Victorio

Público presente no segundo dia de palestras

Roberto Victorio

Tema abordado: Tempo musical

Ana Cecilia Santos

Tema abordado: Discutiu-se a complexidade em se pensar a música com sistemas audiovisuais, exemplificando sua atuação no campo das mais diversas ciências (Comunicação, Linguagem, Audiovisual, Multimídia, Tecnologias da informação e do pensamento, bem como das ciências exatas); questionando-se sobre fatores, objetos de conhecimento e investigação; apontando inferências no campo da música e esta, quando interpolada às matrizes utilizadas no audiovisual (verbal, sonora e visual); indicando possíveis resultados de novas percepções, relações e formas.
 

Gil Cardoso

Tema abordado: O presente trabalho tem como objetivo propor um olhar diferenciado para a música, que nos possibilite pensá-la através de uma relação dialética com outras áreas, em especial música e matemática, com exemplos envolvendo teorias desenvolvidas e aplicadas à estrutura sonora. Busca-se comentar a importância da matemática no processo da criação musical, destacando-se a música minimalista e questões sobre a repetição enquanto processo musical.

 

Cleiciano Pereira
Tema abordado: O processo de criação musical se estabelece uma seqüência de acontecimentos e causas tão ligados ao ato de criar, que fica impossível delegar tal ato ao acaso. Tudo tem um movimento, e conseqüentemente algo que seja a causa desse movimento.  

Nelsindo de Moraes

Tema abordado: Desde a primeira Revolução Industrial, no século XVIII, o olhar sobre o ruído ficou evidenciado. Os modos de escutas, os padrões de vida foram alterados. Uma explosão de produções ruidísticas foram desencadeadas. Tais transformações também afetaram as artes, o Movimento Futurista, encabeçado por Fillipo Marinetti, pregava a arte do futuro. A música ocidental passou a admitir o ruído nas suas construções. Dotar o ruído como potencialidade criadora é percebê-lo em si mesmo. É ver o som e o ruído como simbiose, como amálgamas que constituem um mesmo universo. Seja ele produzido por meios eletrônicos, seja por meios acústicos. A música contemporânea possibilitou novos olhares sobre o ruído e o som, flexibilizando a criação, ampliando seus leques conceptivos, de possibilidades de construções. O músico, seja qual for sua atuação, tem na pesquisa sonora uma grande ferramenta para a compreensão diante deste fenômeno. Na criação não é diferente, a pesquisa se faz presente na concepção de idéias, possibilidades, projetos poéticos, conceitos, contextualizações e tudo que permeia os processos composicionais.
 

Luciano Campbell

Tema abordado: As Poéticas Musicais Contemporâneas e suas relações com a Musicologia - A Música como manifestação artística socialmente contextualizada reflete o pensamento dos compositores de uma determinada época. Hoje, em plena era do conhecimento, teorias e tecnologias de outras áreas passaram a exercer grande influência na poética desses músicos, que por sua vez geraram um conhecimento musicológico específico contribuindo na elaboração de estratégias composicionais cada vez mais arrojadas. Dessa forma, alguns aspectos interdisciplinares da Música possibilitaram o alargamento da narrativa musical contemporânea, transmutando-se num período de múltiplas poéticas.